O projeto CoDe visa incentivar e promover o aprendizado de programação de computadores através da interação com docentes e discentes da UFPR com os interessados em aprender programação de computadores, através de simulações e competições de programação.
A programação competitiva ou programação esportiva é um esporte mental que envolve participantes que tentam programar de acordo com as especificações fornecidas. As competições geralmente são realizadas em rede local ou pela internet.
A metodologia proposta propõe que o estudante codifique soluções para desenvolver as habilidades de programação. Para isso, o ambiente organiza um conjunto de competições virtuais, onde os estudantes propõem e desenvolvem soluções que são submetidas pelos participantes e testadas pelo ambiente, através de simulações e testes de softwares.
O projeto permite a participação independente dos interessados ou em grupos (turmas), entretanto, a participação individual será incentivada a fazer parte de clubes virtuais, que possibilite reunir pessoas com mesmo nível de conhecimento. Nessa etapa, o ambiente está preparado para o estudo e aprendizado da linguagem Python e a linguagem de banco de dados SQL.
O projeto CoDe faz uso das ferramentas e ambientes:
Além disso, estaremos dando apoio a Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) no projeto EmpregoTech.
Em uma consulta interna, o nome code foi sugerido em parte porque um grupo de alunos preferiam usar o ambiente do MS Visual Code ao invés do Code Blocks.
O termo "code" é um jargão conhecido na área, que representa o código-fonte de um programa ou a um algoritmo codificado em uma determinada linguagem de programação. Pesquisando os sites especializados podemos encontrar o termo code compondo vários projetos famosos, entre eles, destacamos: CoderByte, CodeChef, TopCoder, LeetCode, CodeWars...
Posteriormente, ao pesquisa projetos semelhantes, encontramos o Projeto CODE (Codificar para Desenvolver). Uma iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura (SEDEC) com apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (SECITEC), em parceria com a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural de João Pessoa (FUNETEC). Adoramos o slogan, que deu um segundo sentido ao termo "code", tornando-o um acrônimo. Adotadamos o slogan, como uma homenagem, a equipe de Educação de João Pessoa.
Veja mais sobre o projeto CODE original em https://funetec.com/code e no site da Prefeitura de João Pessoa.
O projeto CoDe da UFPR visa o desenvolvimento de ferramentas, a integração de ambientes de aprendizado (LMS) e a produção de conteúdo para o ensino e aprendizagem de Desenvolvimento de Sistemas para graduandos e de Programação de Computadores para alunos do ensino médio ou que tenham concluído o ensino médio.
Outras iniciativas nessa área foram identificadas:
E listamos alguns dos sites de competição de programação que pesquisamos: